quinta-feira, 23 de outubro de 2014

UM DIA DE APRESENTAÇÕES

Hoje vamos apresentar aqui alguns instrumentos de trabalho que nos ajudam na organização da sala e nos permitem  estabelecer regras orientadoras para que cada criança saiba qual o caminho a seguir, a melhor atitude a tomar, o que deseja fazer e outros registos...
Estes quadros são elaborados com a colaboração das crianças e diariamente são utilizados para consulta, registo do tempo e hora do dia, marcação de tarefa e lembrança do par nas saídas. 

Quadro 1 - Regras da Sala - este quadro lembra a cada um de nós, algumas regras de conduta que devemos ter em conta para que todos se sintam bem e possam de forma harmoniosa brincar com alegria e respeito dentro da nossa sala.   

Quadro 1

Quadro 2 - O que está Certo ou Errado - este quadro elucida-nos sobre qual a atitude mais acertada a tomar, perante um colega ou situação, assinalando com a cor verde o que está certo e com a cor vermelha o que está errado. 

Quadro 2

Quadro 3 - Quadro dasTarefas - este quadro faz o registo diário da responsabilidade de algumas crianças perante algumas tarefas a ter durante o dia. As tarefas são rotativas e passam por todo o grupo ao longo do mês.

Quadro 3

Quadro 4 - Quadro do Tempo - aqui faz-se o registo diário, assinalando o estado do tempo, o dia do mês, o dia da semana, o mês, a estação do ano e no final dizemos também o ano e o século em que estamos. As crianças/meninos aparecem vestidas consoante o tempo que faz nesse dia.

Quadro 4 

Quadro 5 - Rotina Diária - este quadro é um registo da nossa rotina, do que estamos a fazer a uma determinada hora. À medida que vamos avançando no dia, vamos registando o momento em que estamos e o grupo percebe o que vamos fazer a seguir até chegar ao final do dia.

Quadro 5

Quadro 6 - Quadro dos Pares - este quadro lembra-nos qual o par que nos vai acompanhar na saída ao exterior, quando vamos passear a pé ou de autocarro numa visita de estudo.

Quadro 6
Ainda nos falta apresentar aqui, o Quadro de Presenças que ainda não está pronto e o Quadro dos Sinais que utilizamos quando nos distribuímos pela sala nas tarefas que escolhemos para fazer no dia.

Hoje foi por isso... UM DIA DE APRESENTAÇÕES.



Sem comentários:

Enviar um comentário