sexta-feira, 5 de setembro de 2014

PREPARANDO O INÍCIO DE ANO...

Está a aproximar-se a passos largos o regresso, ou a entrada pela primeira vez, das crianças no jardim de infância.
Por isso aqui ficam alguns conselhos que poderão ser úteis aos 
pais nesta fase inicial, contribuindo para facilitar este período de 
adaptação/transição:


Conhecimento prévio

Uma grande parte do sucesso de uma criança pequena no jardim de infância
 passa por sentir-se confortável e bem acolhida no ambiente escolar. 
Uma das formas de o conseguir é visitar a sala antes de as atividades 
começarem, nem que seja por breves instantes. A criança sentir-se-á mais 
segura e confiante se souber o que a espera antes do primeiro dia. 
Também é boa ideia conhecer a(s) pessoa(s) que a irá(ão) acompanhar
 daí em diante (no caso a educadora e assistente), um primeiro contacto que 
ajudará a quebrar o gelo e poderá ser o ponto de partida para conversas 
familiares sobre o início das atividades letivas. Conversar com a criança 
e utilizar os nomes da educadora/assistente nessas conversas com afabilidade, 
será um passo importante para que estas se tornem mais familiares à criança, 
com naturalidade e sem dramatismos. Pode ainda ser positivo que ela 
saiba os nomes dos futuros colegas, ou até contacte com eles. Isso ajudará 
a que se ambiente entre os seus pares com maior facilidade…

Hábitos de sono…

Uma boa noite de sono é fundamental para que seja bem-sucedida a entrada
 de uma criança nova no jardim de infância. Mas há que começar bem antes
 do início das atividades, para que a criança adquira bons hábitos de sono,
 como deitar-se cedo e ter rotinas consistentes, que lhe permitam prever 
o que vem a seguir, para que essa hora do dia não se torne um aborrecimento 
para pais e filhos. Quando não dormem bem, as crianças são mais suscetíveis 
de reagir mal na hora da despedida dos pais. Se não estiverem devidamente 
descansadas, não só reagem pior na hora de ficar na escola, como demonstram 
menor envolvimento nas actividades. Por isso, não permitam que a criança 
veja TV até tarde, pois uma boa noite de sono é um fator determinante no 
sucesso escolar.
Vestuário/calçado

Assegurem-se de que preparam a criança com roupa/calçado adequados 
para brincar. Claro que isso implica que ela se sinta à vontade e até que se suje 
um pouco, portanto deve usar algo que proteja as suas roupas e que seja 
lavável, como uma bata, por exemplo. Não é bom que a criança esteja 
constantemente preocupada se vai sujar-se no decorrer das atividades, 
pois isso pode condicioná-la a experimentar coisas novas. E é nessas 
experiências e no divertimento e aprendizagem que proporcionam, que 
está o cerne das vivências pré-escolares e a sua maior importância.
Rotina diária

Planeiem a vossa rotina diária, saibam o tempo que leva a deslocação até 
à escola e o tempo necessário aos preparativos matinais. É necessário 
dar o tempo necessário para levantar, lavar, vestir, tomar o 
pequeno-almoço e chegar à escola atempadamente. O stress matinal 
não é nada benéfico, nem para os pais, nem para os filhos. As crianças 
notam se forem “deixadas à pressa” na escola, por isso tentem ir 
com o tempo necessário a uma despedida adequada.
Identificação

Sempre que possível identifiquem as coisas do(a) vosso(a) filho(a): 
mochila, muda de roupa, bata, garrafa de água e outros pertences devem 
ter o seu nome colocado, para evitar trocas e/ou confusões. Escolham 
uma mochila com tamanho adequado à criança e à função que vai 
desempenhar (isto é, que comporte o lanche e tudo o mais que seja 
necessário transportar) e seja confortável, ou seja, nem demasiado 
grande, nem demasiado pequena, com um tipo de fecho que permita 
que a criança consiga abri-la e a fechá-la sozinha.

Hábitos e regras da sala/escola

Informem-se acerca dos hábitos da instituição, por exemplo, quanto às 
crianças poderem ou não levar brinquedos de casa, ou relativamente 
à atitude tomada perante comportamentos considerados menos adequados… 
Isso ajudará a que haja maior sintonia entre a escola e a família, que é uma 
condição indispensável ao cumprimento de regras e limites por parte da criança.
(partilha da nossa amiga Juca)

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