quarta-feira, 26 de março de 2014

"OS OVOS MISTERIOSOS"


Esta foi a história que lemos hoje - “Os ovos misteriosos” de Luisa Ducla Soares e Manuela Bacelar. Algumas crianças já a conheciam porque não era a primeira vez que contava-mos, mas para outras era a primeira vez. 

Uma história recomendada, do Plano Nacional de Leitura...

- "Uma galinha punha um ovo todos os dias e todos os dias a dona lhe levava o ovo. Para fugir de tão grande injustiça foi para a floresta e aí fez um ninho muito confortável. Passado pouco tempo, vários ovos apareceram no seu ninho: uns grandes, outros pequenos, uns mais claros, outros mais escuros. Embora admirada, chocou todos os ovos, dos quais viria a nascer uma insólita ninhada: um papagaio, uma serpente, uma avestruz, um crocodilo e também um pinto. 
Todos irmãos, e todos diferentes, formavam uma ninhada engraçada, que a mãe-galinha tinha dificuldade em controlar e em alimentar. Mas todos, de modos também diferentes, defenderam a mãe quando a viram ameaçada. Este é um livro em que a enorme ternura que o atravessa não impede o humor e o ritmo tão próprios desta autora e que introduz a crianças nas questões da multiculturalidade.”

Dialogamos sobre o tema da história e as crianças manifestaram-se dizendo que gostaram muito e que esta mãe trabalhava bastante. Algumas crianças questionaram porquê que ela não devolvia os ovos que não eram seus e aproveitamos para falar da adoção e do amor de quem cuida e trata.


A Primavera é a estação do amor, do despertar da sensualidade, do brilho intenso, da alegria, da paixão e entusiasmo por tudo o que nos rodeia. Assim se mantém a vontade das crianças em continuar o placar da Primavera... assim continuamos a criar e a responder aos desejos das crianças...

Uma andorinha...
                             Uma árvore com um ninho, ovos e passarinho...
                                                                                                           Um arco-íris...  

E um placar que a cada dia cresce mais...

E JÁ EXISTEM IDEIAS PARA AMANHÃ...                 









...QUE PROMETEMOS MOSTRAR AQUI NO NOSSO BLOGUE...


Sem comentários:

Enviar um comentário