terça-feira, 24 de setembro de 2013

Organização do ambiente educativo


Neste início do ano letivo vamos valorizar a organização do ambiente educativo, de forma a criar condições para o desenvolvimento de relações interpessoais, de autoconfiança e confiança no grupo. Organizar a sala por Áreas, de acordo com as necessidades e interesses das crianças de modo a permitir o crescer a cada criança, de acordo com a sua personalidade, oferecendo um leque variado de possíveis actividades em que reine a criatividade, a cooperação, a construção, a liberdade de escolha..., dando-lhes espaço/espaços para SER / CRIAR / VIVER / REVIVER e CRESCER.

Pretende-se facilitar a organização e a tomada de pertença a um grupo, bem como o respeito pelo outro, através de jogos, histórias e de alguns instrumentos de organização, monitorização e de regulação. Será também, privilegiada a reunião em grande grupo para conversar, escolher, planear, avaliar, resolver problemas conflitos ou para negociar.

Com as crianças vamos estabelecer, de comum acordo, as regras e normas de convivência e funcionamento e elaborar alguns instrumentos de organização, de monitorização e regulação (Identificação de cabides, Quadro de Presenças, Quadro do Tempo, Quadro das Tarefas, Quadro de aniversários, Rotina Diária ...). Identificar, também, as Áreas, estabelecer o número máximo de crianças que podem estar a trabalhar autonomamente em cada área de atividade.

Iremos partilhar aqui as atividades realizadas.
BOM TRABALHO!

Estamos em avaliação diagnóstica...

As fichas de avaliação diagnóstica permite-nos aferir o desempenho da criança em aspetos muito concretos. Esta informação, embora parcial, é importante para uma avaliação inicial.




Construção em plasticina...

Um construção interessante realizada pelas mãos de um criança.
Temos ARTISTA...




Hoje tivemos uma visita...


terça-feira, 17 de setembro de 2013

E assim foi o nosso primeiro dia no Jardim de Infância...

Olá, sejam bem-vindos ao novo ano letivo. Estamos de volta ao nosso Jardim de Infância... Já estávamos com muitas saudades do espaço repleto de meninos e meninas. Está um pouco diferente,   novo para alguns e sempre acolhedor e colorido. Esperamos que gostem e se divirtam muito durante todo o ano, aprendam coisas novas e essencialmente que sejam felizes, muito felizes. 
Já agora para recordar mais tarde.... alguns momentos...